Nova Rádio Progresso 104,9Mhz (Santo Antôno da Barra Goiás) Whatsaap: 64 99626-5551
‘Lua do Veado’: entenda história por trás de lua que ocorre uma vez por ano
10/07/2025
(Foto: Reprodução) Nome tem origem nos povos originários da América do Norte, segundo astrônomo. A lua cheia poderá ser vista na quinta-feira (10) a partir das 18h. Foto da lua cheia de julho de 2023
Fabiane Lopes/Mulheres de Estrelas - MG
A aparição da lua cheia no mês de julho, conhecida como ‘Lua do veado’, vai iluminar o céu de Goiás na noite de quinta-feira (10). Segundo o astrônomo, Ary Martins, diretor da Plêiades do Sul, o nome tem origem nos povos originários da América do Norte.
Clique aqui e siga o perfil do g1 Goiás no Instagram
“Para os povos originários da América do Norte era no mês de julho que nasciam os chifres dos cervos,” disse o astrônomo.
O astrônomo explicou que a lua cheia será visível a partir das 18h, brilhando durante toda a madrugada até às 6h de sexta-feira (10).
Segundo Ary, os povos originários tinham em sua cultura o hábito de nomear a lua com a alguma situação da natureza que era central naquele determinado mês lunar.
“Então você tem a Lua das flores, a Lua de morango, a Lua de sangue, inclusive essa lua é associada ao eclipse total da lua,” completa Ary.
O astrônomo explicou que a lua cheia de julho vai estar aparentemente maior e sua observação pode ser feita a olho nu ou por binóculo, ainda mais adequado.
"É um evento que você pode acompanhar o nascimento da lua a partir de algum mirante, ela vai estar grande, mais avermelhada. Mas grande no sentido da ilusão de ótica mesmo porque a lua não fica maior, mas é uma visão muita bonita," explicou Ary.
LEIA TAMBÉM:
‘Lua de sangue’: veja imagens do eclipse lunar em Goiás
Eclipse total da Lua poderá ser visto em Goiás nesta sexta-feira; saiba como acompanhar
Superlua, eclipse lunar e alinhamento com Saturno: veja como os fenômenos foram vistos de Goiânia
Luas cheias
Segundo o professor de astronomia da UFG, Manoel Junior, em 2025, a lua cheia do dia 10 poderá ser vista no céu de Goiânia por causa das condições climáticas.
"Como à noite nessa época, há pouca chance de cobertura de nuvens, ela estará muito brilhante no céu, logo após o pôr do sol, voltado para leste-sudeste," afirmou o professor.
Superluas
O professor de astronomia da UFG, Rafael Miloni, explicou que o fenômeno da supelua acontece na fase da lua cheia, vista da Terra, quando o nosso satélite natural está no (ou próximo do) perigeu (quando a lua está mais próxima da Terra).
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Ary informou que a vamos ter três superlua este ano. Uma em outubro, outra em novembro e mais outra em dezembro. Esse período é chamado de perigeu porque a lua vai estar de 20% a 30% mais brilhante no céu.
Veja também: superlua e eclipse lunar são vistos no céu de Goiânia
Superlua e eclipse lunar são vistos no céu de Goiânia
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás